O que é BPO e quais as principais vantagens?

Nos últimos anos o BPO (Business Process Outsourcing) se tornou uma tendência no universo corporativo sendo uma solução implementada em empresas de diferentes segmentos e portes. Agilizar processos essenciais para o bom andamento das companhias é fundamental para quem deseja posicionar seus empreendimentos mais assertivamente no mercado. Há uma série de vantagens na opção de terceirização de processos.

O que é BPO?

A sigla BPO refere-se a Business Process Outsourcing que em tradução para o português significa Terceirização de Processos de Negócio. Trata-se de uma prática em que alguns processos relevantes para o gerenciamento da companhia são terceirizados. O critério para definir quais são processos serão terceirizados é que os mesmos não sejam parte do core business.

Em resumo consiste em transferir alguns serviços de ordem secundária para que outra empresa os realize e resolva os eventuais desdobramentos dos mesmos. Dentre as atividades que são mais comumente terceirizadas estão as referentes à área de recursos humanos, departamento financeiro e gestão de documentos. Contudo, isso varia e depende das organizações em questão, das suas demandas.

Quais são as principais vantagens do BPO?

A seguir listei as principais vantagens do BPO para quem está considerando adotar essa terceirização em sua rotina corporativa.

1 – Acesso a melhores recursos

Terceirizar alguns processos gerenciais contribui para realizá-los com mais qualidade haja vista que se tem acesso a alternativas melhores e mais modernas. Se uma companhia tem como foco resolver processos de pagamento de funcionários de outras organizações, por exemplo, manterá seus softwares para essa finalidade atualizados. Contudo, uma empresa que faz o gerenciamento de sua própria folha de pagamento provavelmente não terá o software mais atualizado, focará apenas em resolver a questão.

2 – Gestão mais produtiva

Os gestores que adotam o BPO em suas organizações têm mais tempo para focar na gestão propriamente dita, pois não precisam realizar tarefas burocráticas que podem ser feitas por terceiros. A economia de tempo é essencial para quem deseja se concentrar na resolução de questões estratégicas relevantes. É importante que os gestores compreendam que nem todas as tarefas da companhia precisam ser realizadas por eles, aliás, é isso que garante um trabalho bem feito.

3 – Corte de custos

A terceirização de processos do BPO pode ser bastante interessante para reduzir os custos administrativos de uma organização. Quando uma companhia não precisa mais se dedicar a realizar uma determinada tarefa gerencial não precisa manter softwares e equipamentos destinados para a mesma, consequentemente passa a economizar.

Também é gerada economia no sentido de que os funcionários da organização passam a ter mais tempo para se dedicar a delinear estratégias competitivas ao invés de simplesmente se manter na realização de atividades repetitivas.

4 – Melhor atendimento das necessidades dos clientes

Contar com empresas especializadas em realizar atividades gerenciais é uma maneira interessante melhorar a qualidade do atendimento do cliente final da sua própria empresa. Muitos dos problemas gerenciais se refletem num atendimento pouco eficiente dos consumidores podendo gerar insatisfação e perda de fidelização em médio e longo prazo. Conseguir manter todos os processos cotidianos organizados e adequados tornará a sua empresa mais assertiva em seu mercado.

5 – Melhoria nos processos de recursos humanos

O setor que mais tem a ganhar numa companhia com o BPO certamente é o de recursos humanos, há uma grande burocracia nos processos cotidianos que não pode ser ignorada uma vez que pode resultar em sérios problemas com a justiça trabalhista. Terceirizar as atividades mais corriqueiras e burocráticas também possibilita que os gestores de RH foquem em desenvolver soluções para uma relação mais salubre com os funcionários.

6 – Infraestrutura de TI mais sofisticada

Mais um exemplo de área que se beneficia e muito do BPO, todos os dias a tecnologia voltada para gestão de organizações avança e pode não ser tão fácil manter atualizados os recursos. O impacto financeiro de manter uma empresa alinhada com as tecnologias mais atuais pode ser significativo em especial para empreendimentos de pequeno e médio porte. Ao contratar o atendimento terceirizado para essa área fica mais simples ter acesso ao que há de melhor nesse segmento de mercado.

BPO: Terceirizar processos pode ser uma ótima solução

Tem observado que a sua companhia está com dificuldades de se posicionar de maneira mais significativa no mercado devido a falta de tempo para se dedicar a tópicos de gestão estratégica? Isso é um reflexo da falta de terceirização de atividades que podem ser menos relevantes de serem realizadas por administradores.

O BPO pode representar uma escolha interessante para tornar um setor mais produtivo e com melhores resultados. Faça uma análise do desempenho de cada departamento da sua empresa para identificar quais podem melhorar a partir desse processo de terceirização. Acompanhe os resultados obtidos a partir da adoção desse sistema para se certificar de que está sendo relevante.

Fonte: Marcus Marques

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