Planilhas facilitam controle do orçamento

O equilíbrio financeiro depende do controle habitual do orçamento doméstico. Ou seja, é preciso registrar receitas e despesas. No papel, computador ou celular, é preciso começar. Planilhas já estruturadas e gratuitas facilitam a tarefa. Não tem jeito. O equilíbrio financeiro e a desejada sobra de dinheiro no fim do mês passam pelo controle habitual de receitas e despesas. Especialistas afirmam que só anotando tudo é possível saber para onde o dinheiro está indo. Na internet é possível acessar, gratuitamente, dezenas de planilhas de controles financeiros e outras ferramentas. Então, é só adotar uma, começar e não parar.

Mas se tiver dificuldade em operar minimamente os recursos tecnológicos anote tudo no papel. O contador e empresário Marco Holanda criou seis modelos de planilha. Quem quiser pode acessar, de graça, as opções: controle financeiro pessoal, controle financeiro casal, orçamento individual, orçamento casal, controle financeiro simplificado jovens e adolescentes, além de controle financeiro jovens e adolescentes.

Ele afirma que o segredo é iniciar, seja em papel, planilhas ou sistemas. E, naturalmente, quanto mais cedo, melhor. Ele conta que, em 2004, viu numa reportagem uma frase sobre a necessidade de um plano para ter motivação na vida. “Na hora que vi essa frase, fiz a primeira versão da planilha”. Ele diz que, na época, tinha acabado de se formar e estava meio perdido, querendo montar um negócio, mas não sabia por onde começar. Acrescenta que, de lá para cá, muitas versões das planilhas foram sendo feitas e aprimoradas. “Até que um dia decidi colocar disponível para todos gratuitamente no site”, completa, considerando que sempre é hora de começar a organizar a vida financeira. Como dica para quem nunca fez o controle financeiro, ele sugere anotar diariamente a receita e todas as despesas. O passo seguinte é, no final do mês, somar tudo e ver se o resultado foi positivo ou negativo. “Se foi positivo, parabéns, você está economizado alguma coisa, e pode melhorar para realizar os sonhos. Se está negativo, sinal de que precisa rever as despesas, cortar gastos, e ter cuidado”, analisa.

Deixe uma resposta