Para onde foi o meu dinheiro?

orcamento

Quem nunca se fez essa pergunta no fim do mês? Anotar é uma forma de ter sempre a resposta, além de ajudar a administrar melhor o dinheiro.

O educador financeiro e idealizador do blog “Quero Ficar Rico”, Rafael Seabra, também ressalta que, para elaborar e controlar o orçamento, é essencial tomar nota de todas as receitas e despesas, tanto para saber se o planejamento está sendo cumprido, quanto para conhecer o destino do dinheiro. Como questiona Marco Holanda, quem nunca se perguntou no fim do mês: “para onde foi meu dinheiro?”.

Para ter a resposta, Seabra defende a utilização da planilha de gastos. Explica, que pela experiência dele, a utilização de um software é complexa para a maioria das pessoas. “Já o caderno dificulta a consolidação dos dados, pois não é possível utilizar fórmulas automáticas para esse suporte”, comenta, ressaltando que resolveu compartilhar com seus leitores a melhor planilha que já encontrou.

Ele afirma que é extremamente importante manter o orçamento sob controle.

“É a melhor forma de administrar o dinheiro, não contrair dívidas e investir”.

O economista Vitor Leitão diz que não usa planilhas para controlar o próprio orçamento, mas sim aplicativo para smartphone, que vai cruzando dados de receitas, despesas, mostrando resultados e gerando gráficos. “É uma forma de controlar seu orçamento de forma mais simples e rápida”. (Artumira Dutra)

Serviço

Planilhas de Marco Holanda: https://markcontabil.com.br/planilhas-de-controles-financeiros/

Planilha indicada por Rafael Seabra: http://queroficarrico.com/blog

 

 

 

Compartilhe: